Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

18 - Tudo porque não utilizou a palavra "rei"

"O presidente da Líbia, Kadafi, abandonou repentinamente a cúpula árabe em Doha nesta segunda-feira (30) [...] A saída de Kadafi aconteceu após uma discussão entre ele e o emir do Qatar, Hamad bin Khalifa al-Thani, depois que interveio para pedir a reconciliação com o rei saudita.
Quando o emir do Qatar falava da participação do rei Abdullah bin Abdelaziz da Arábia Saudita na cúpula do Grupo dos Vinte [...] como representante dos árabes neste encontro, Kadafi o interrompeu para pedir desculpas ao monarca saudita. "Pelo meu respeito à uma (nação), considero que o problema pessoal com você (em referência ao rei saudita) acabou. Estou disposto a lhe visitar, e você vem me visitar", disse Kadafi em seu discurso [...].

Ao começar a falar, o presidente líbio não utilizou a palavra "rei" quando se dirigiu ao monarca saudita, portanto, o emir do Catar o interrompeu, pedindo que respeitasse a ordem de discursos dos presentes.

Na cúpula árabe de 2003, que aconteceu em Sharm el-Sheikh, Kadafi criticou a família real saudita e a acusou de ser "agente da ocupação". Como reação, Abdullah bin Abdelaziz, que então era príncipe herdeiro saudita, acusou Kadafi de ter chegado ao cargo com a ajuda dos poderes coloniais. Em consequência, a Arábia Saudita pediu a retirada do embaixador líbio em Riad, e retirou seu embaixador em Trípoli". (Globo.com, 30/03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu comentário: