Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

19 - A imagem tem o mesmo valor das palavras?

"Rejeitando alertas da China em momento de crescente tensão bilateral, o presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu ontem, privadamente, o dalai-lama, o líder espiritual tibetano exilado desde a invasão da China no Tibete, em 1950.

O caráter privado do encontro indica disposição dos EUA de não afrontar abertamente a China [...]. Entretanto, uma imagem da reunião, feita pelo fotógrafo oficial de Obama [...] foi posteriormente postada no "Flickr" da Casa Branca. (acesse aqui e leia os comentários) [...] Em resposta, a Chancelaria chinesa expressou, em comunicado, "forte insatisfação e resoluta oposição" à visita do dalai-lama a Washington.

O encontro tem forte simbolismo porque foi precedido de expressos pedidos da China que Obama não recebesse o líder budista - que Pequim qualifica de terrorista e separatista. [...] a Casa Branca comunicou "firme apoio à preservação da identidade religiosa e cultural do Tibete" e instou tanto o dalai-lama quanto o governo chinês a resolver suas diferenças por meio de negociações”.

Segundo Ma Zhaoxu, porta-voz da Chancelaria chinesa, "este encontro violou de forma grosseira as normas que regem as relações internacionais e contraria o compromisso do governo americano pelo qual os EUA reconhecem o Tibete como parte da China". (Fonte: Folha de São Paulo, 19/02/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu comentário: